Com a missão de conhecer o muito que o Alentejo tem para dar, a Portalegre IA Academy partiu em direção à vila de Campo Maior. O primeiro ponto de paragem foi o Centro de Inteligência Competitiva (CIC), onde fomos recebidos pelo técnico do município, João Sanguinho.
Sobre o trabalho desenvolvido no CIC, João Sanguinho explicou: "O CIC trabalha o big data, transforma os dados em conhecimento". "O seu objetivo é criar riqueza e desenvolvimento, aproximando as empresas da academia" continuou. Uma das missões do centro passa, segundo o próprio, por "fazer o conheicmento chegar a quem precisa dele".
Vai um café?
Não se pode falar de café na vila de Campo Maior sem falar da Delta Cafés e do seu fundador, Rui Nabeiro. No Centro de Ciência do Café, os nossos participantes puderam viajar pela história desta bebida ao longo dos séculos.
Desde a passagem por uma estufa, que recriava as condições necessárias para o crescimento do fruto do cafeeiro, às suas origens na zona do corno de África, pouco ficou por explorar. Pelo meio houve muita interatividade, podendo os nossos participantes controlar o leme de um navio num quiz virtual, tirar fotografias em diferentes cafés emblemáticos espalhados pelo país (com recurso a green screen) e aprendendo ainda o processo de criação de um grão de café torrado.
A visita não podia terminar, claro está, sem a oferta de um café. Algo que fez as delícias de todos os que quiseram provar.
A Lenda de Kaldi
No Centro de Ciência do Café, os participantes da academia puderam ficar a conhecer uma lenda associada à descoberta do café. Esta lenda fala-nos de um pastor chamado Kaldi, originário da Etiópia, que um dia acordou e não sabia das suas cabras. Kaldi foi à sua procura e encontrou-as cheias de energia depois de comerem o fruto de uma planta que se encontrava na zona. Ao provar esta fruta, o pastor sentiu o mesmo efeito e partilhou a sua descoberta com um monge muçulmano, que posteriormente espalhou a palavra no seu templo.
Agricultura e veterinárIA
Parte da tarde da Portalegre IA Academy foi passada por Elvas, mais propriamente na Escola Superior de Biocências de Elvas (ESBE). A primeira área para explorar era a agricultura e a pergunta colocada aos 50 alunos do ensino secundário e profissional foi: "Sabiam que a agricultura já utiliza inteligência artificial?"
Foi com esse mote que o professor da ESBE, Francisco Mondragão, começou a explicar aos nossos participantes como é que a agricultura se encontrava a modernizar, perante desafios como "a falta de mão de obra" e não só. A solução, passa pelo recurso a instrumentos como drones, para apoiar no cultivo e também no controlo das plantações.
Aqui, os estudantes tiveram ainda a oportunidade de se aventurar num simulador para perceber como funciona uma alfaia agrícola.
Houve ainda oportunidade de visitar a clínica veterinária e aí, fomos recebidos pela veterinária de serviço, Vânia Ravasqueira e a spitz-alemão, "Maria", que captou as atenções dos nossos participantes. Com a sua ajuda, foi feita uma ecografia à "Maria" e dessa forma melhor compreenderem o que se faz num serviço como o Centro de Atendimento Veterinário Escolar (CAVE).
A IA para o futuro profissional
De regresso a Portalegre, tempo para explorar, como utilizar o ChatGPT para definir a carreira profissional. Numa sucessão de auto-descoberta, os estudantes tinham de colocar questões à Inteligência Artificial sobre os cursos e perguntar sobre as suas opções de carreira, fazendo depois uma exposição à turma.
Já no Laboratório de Audiovisual e Multimédia, os participantes da Portalegre IA Academy visionaram algumas curtas-metragens, vendo o progresso que foi feito neste campo ao longo das últimas décadas.
TESTEMUNHO
«O que tenho ouvido aqui tem-me esclarecido quanto à utilidade da IA...»
“Esta academia está a ser uma experiência nova. Estou familiarizado com a Inteligência Artificial (IA), mas sempre estive um pouco de pé atrás e nunca fui muito de abusar. Acho que quando estiver aperfeiçoada, sou capaz de lhe dar uma oportunidade. O que tenho ouvido aqui tem-me esclarecido quanto à utilidade da IA e gostava ainda de ver o que esta consegue fazer em outras áreas. Ver o que pode ser feito com animação 3D e recurso a IA foi o que mais me chamou à atenção
João Gaspar, 17 anos, estudante da Escola Secundária Miguel Torga, Queluz
O dia concluiu no Club Lounge, na Praça da República, para um momento de lazer e descontração. Amanhã, a manhã será dedicada ao Aeródromo de Ponte de Sôr, com a tarde a ser passada em atividades náuticas na Barragem de Montargil.